quarta-feira, 30 de junho de 2010
Artesanato 2010
Ao Vítor desejo muitas felicidades.
Natália Maia
Exposição 2010
Técnica Craquelé
Craquelé sob e sobre vidro
Técnicas:
- Craquelé sob vidro
- Craquelé sbre vidro
Material:
- Peça em vidro
- Guardanapo decorativo
- Multcolage
- Tinta craquelex
- Tintas acrílicas
- Pincéis
- Esponja ou batedor
Execução craquelé sob vidro:
Recortar o motivo decorativo. Pulverizar cola no guardanapo na parte da frente. Colar atrás do vidro. Com um pincel passar multcolage sobre o guardanapo. Passar uma camada de multcolage da acrilex e deixar secar. Esponjar com tinta craquelex. Depois de seco esponjar ou pincelar uma camada de tinta acrílica. Pulverizar com verniz spray.Execução craquelé sobre vidro:
Passar na peça uma camada de multcolage da acrilex e deixar secar. Esponjar com tinta craquelex e deixar secar. Recortar e colar o guardanapo. Passar uma camada de multcolage sobre o motivo decorativo. Depois de seco pode dar-se uma camada de verniz.
Craquelé entre tintas:
Técnica:
- Entre tintas
Material:
- Peça decorativa
- Tinta acrílica
- Craquelador entre tintas
- Pincéis
- Esponja ou batedor
Execução:
Pintar com tinta acrílica a superfície de madeira e deixar secar. Passar uma camada de entre tintas e depois de seco pincelar uma camada de tinta acrílica e deixar secar. Dar uma camada de verniz.
São muitas e diversas as técnicas aplicadas. Os efeitos visuais dependem dos produtos utilizados e da criatividade dos autores.
A explicação de outras técnicas podem ser consultadas neste blogue em postagens mais antigas.
domingo, 6 de junho de 2010
Cerâmica - Técnicas de Pintura
Aplicação dos vidrados sobre chacota (800º)
Técnicas:
- A pincel
- Pulverização
- Vertimento/Derrame
Material:
- Tintas de alto fogo (glaze e underglaze)
- Vidrado transparente
- Recipientes
- Pincéis
- Pulverizador
- Panos de limpeza
Realização:
- Na aplicação a pincel utilizaram-se tintas glaze e underglaze. Na pintura com tintas underglaze posteriormente pulverizou - se a suprefície com vidrado transparente (utilizou-se também o derrame). Cozer o vidrado em forno cerâmico (mufla) a 1020º.
Pintura com tintas acrílicas:
Foram belas as obras realizadas por estas artistas principiantes. Gostou de realizar este trabalho?Justifique.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
RELEVOS DE BRONZE / 2008-2010
UNIVERSIDADE SÉNIOR OCUPACIONAL DA LIXA
Gostaria de salientar que, para concluírem estas “Obras de Arte” foi necessário entender a evolução do relevo desde a Arte Pré-histórica até à Arte Contemporânea.
Assim, as primeiras aulas foram de História da Arte e, para trabalho prático, seleccionaram obras em pintores famosos do século XIX e XX, por exemplo: Seurat, Matisse, Gauguin, Picasso, De Chirico, Dalí, Magritte, Max Ernest e Tom Wesselmann.
Seguidamente, essas imagens foram desenhadas sobre uma base em barro.
Com os conhecimentos teóricos apreendidos sobre “Relevo na Escultura”, com a explicação de algumas técnicas e com a ajuda dos instrumentos de trabalho as imagens surgiram moldadas no barro, para espanto das Artistas e da Reitora da U.SOL.
Posteriormente, foram criados os respectivos moldes para os relevos serem passados a gesso. Como esse material não é resistente todas as alunas mandaram fundir os relevos em bronze, com patine em tons de castanho e verde.
Este ano lectivo desejaram pintar os relevos que serviram de molde para o bronze e surgiram autênticas pinturas sobre gesso, muito parecidas com as telas dos pintores supracitados. Estes belos trabalhos, depois de emoldurados, estiveram expostos juntamente com os de bronze de 20 a 29 de Março, na Casa da Cultura da Lixa.
A este grupo de alunas só me resta dizer Muito Obrigado por me ouvirem e trabalharem comigo. O vosso entusiasmo pelas Belas Artes faz bem à minha missão de Artista Plástico.
Passo a terminar com as palavras escritas pelo Filósofo e Crítico de Arte, Hegel no seu livro “Esthétique”, de 1973: “(…) a beleza artística é a beleza nascida e como que duas vezes nascida do espírito. Ora, na medida em que o espírito e as suas criações são mais elevados que a natureza e as suas manifestações, assim também o belo artístico é mais elevado que a beleza da natureza.”
O Professor de Escultura:
Carlos Costa