segunda-feira, 24 de maio de 2010






RELEVOS DE BRONZE / 2008-2010
UNIVERSIDADE SÉNIOR OCUPACIONAL DA LIXA





Esta colecção de “Relevos de Bronze” pertence a um grupo de quinze alunas da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa (U.SOL), que desde 11 de Novembro de 2008 (dia de S. Martinho) frequentam as aulas do Clube de Artes, na Escola Básica 2, 3 Dr. Leonardo Coimbra da Lixa.
Gostaria de salientar que, para concluírem estas “Obras de Arte” foi necessário entender a evolução do relevo desde a Arte Pré-histórica até à Arte Contemporânea.
Assim, as primeiras aulas foram de História da Arte e, para trabalho prático, seleccionaram obras em pintores famosos do século XIX e XX, por exemplo: Seurat, Matisse, Gauguin, Picasso, De Chirico, Dalí, Magritte, Max Ernest e Tom Wesselmann.
Seguidamente, essas imagens foram desenhadas sobre uma base em barro.
Com os conhecimentos teóricos apreendidos sobre “Relevo na Escultura”, com a explicação de algumas técnicas e com a ajuda dos instrumentos de trabalho as imagens surgiram moldadas no barro, para espanto das Artistas e da Reitora da U.SOL.
Posteriormente, foram criados os respectivos moldes para os relevos serem passados a gesso. Como esse material não é resistente todas as alunas mandaram fundir os relevos em bronze, com patine em tons de castanho e verde.
Este ano lectivo desejaram pintar os relevos que serviram de molde para o bronze e surgiram autênticas pinturas sobre gesso, muito parecidas com as telas dos pintores supracitados. Estes belos trabalhos, depois de emoldurados, estiveram expostos juntamente com os de bronze de 20 a 29 de Março, na Casa da Cultura da Lixa.
A este grupo de alunas só me resta dizer Muito Obrigado por me ouvirem e trabalharem comigo. O vosso entusiasmo pelas Belas Artes faz bem à minha missão de Artista Plástico.
Passo a terminar com as palavras escritas pelo Filósofo e Crítico de Arte, Hegel no seu livro “Esthétique”, de 1973: “(…) a beleza artística é a beleza nascida e como que duas vezes nascida do espírito. Ora, na medida em que o espírito e as suas criações são mais elevados que a natureza e as suas manifestações, assim também o belo artístico é mais elevado que a beleza da natureza.”
O Professor de Escultura:
Carlos Costa

6 comentários:

mariana disse...

O blog do clube de artes tem trabalhos muito bonitos dos alunos e professores

PARABENS "!!

Inês disse...

O clube de artes tem trabalhos muito bonitos

Adorei PARBÉNS

Inês Pereira 6ºD

mariana sofia disse...

O blog do clube de artes tem trabalhos muito bonitos .

Gostei muito .
Mariana sofia 6ªD

Ana Margarida disse...

O blog do club de artes tem trabalhos muito originais e muito engraçados.


Gostei muito de ver a exposição.

Ana Margarida 6ºD

Anônimo disse...

O clube de artes tem muitos trabalhos extraordinários que me deixaram fascinado porem os que eu vou fazer vao ser muito melhores.

Gostei muito.

Clarisse Teixeira disse...

Parabéns a todos. Estimular o sentido do belo e do estético, faz bem à alma e a todos preenche espaços por vezes famintos de bem estar e nada melhor que saciar a fome com estes lavores e partilha.
Continuem.
Parabéns à disponibilidade do artista Carlos Costa.