quinta-feira, 23 de julho de 2009

BEM-HAJA, PROF. CARLOS COSTA

A Escultura a sua Arte…
Parabéns pela sua iniciativa.

Porque não, dar um pouco do seu saber, a quem tanto anseia, ver um sonho realizado?...

Foi um sonho, dos meus sonhos…

Há muitos, muitos anos, eu sonhava com Belas Artes.

Não foi possível… a família, o poder económico, a dificuldade da distância, a dependência dos pais, o preconceito que havia sobre tal… Enfim, muitos contratempos, para quem tinha de ser, o que os outros queriam que fosse…

Mas, bastante mais tarde, já eu leccionava, surgiu a oportunidade de ir para artes, para Penafiel. Comigo, foram a Cármen, a Zirinha, entre outras… Lá experimentámos algumas técnicas e divertimo-nos bastante. Mas não era isso que eu queria, eu queria mais… Fui até ao Porto e aí sim, dei gosto ao pincel, mas o tempo em que o desejei, passou, e, depressa saturei aquela paciência, que eu tinha de menina e que de qualquer coisa, eu rabiscava com algum jeito. Fiz alguns trabalhos, que exponho na minha galeria de memórias, mostro aos meus amigos e nada mais…

Hoje, estou a experimentar a escultura, sinto um grande fascínio por esta arte, mas reconheço que não tenho jeito, nem imaginação. Faço-o com muita satisfação, pois o Professor é o exímio Escultor Carlos Costa, que eu admiro muito, pelo seu talento. Professor exemplar, simples, um igual entre os alunos. Escultor que tanto honra a nossa terra com as suas obras, já algumas expostas pelo nosso país, inclusive na nossa terra.

Os alunos, dos quais faço parte, já têm alguma experiência de vida, mas têm muita jovialidade. Aqui se descobrem, veias artísticas, entreajudam-se, o ambiente é muito solidário, simpático e de muita vaidade quando a expressão surge geralmente pela mão do Mestre, que não pára… e, se os alunos estão empolgados com o trabalho que nasce, o Professor muito mais…
Segundo ele, está a concretizar-se um sonho, que ainda não havia realizado e hoje vê-se nele alegria quando nos recebe, pois é o primeiro a chegar ao atelier… vamos chegando, cumprimenta-nos feliz e a aula decorre leve, com graça e com brincadeira pelo meio.

Mais uma vez, Parabéns Mestre e que a sua vida profissional lhe sorria como merece.

Obrigada, um abraço. Mariazinha Ferreira

Março de 2009

Nenhum comentário: