terça-feira, 21 de julho de 2009

CLUBE DE ARTES
ESCULTURA EM RELEVO


O Clube de Artes foi criado no início deste ano lectivo e, à Terça-feira das 15.10 h. às 16.40 h., leccionei as aulas de Escultura em Relevo a um grupo de 14 alunas da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa (dos 52 aos 78 anos).

As primeiras aulas foram de História da Arte sobre a evolução do Relevo desde a Arte Pré-histórica até à Arte Contemporânea.

Seguidamente, passaram à pesquisa e consulta de obras em pintores famosos do século XIX e XX, por exemplo: Seurat, Matisse, Gauguin, Picasso, Chirico, Dalí, Magritte, Max Ernst e Tom. Fotocopiaram as imagens, seleccionaram e desenharam-nas sobre uma base em barro.

Com os conhecimentos teóricos apreendidos sobre “relevo e baixo-relevo” e com a ajuda dos instrumentos de trabalho as imagens foram-se moldando no barro.

No 3.º Período os relevos ficaram concluídos, ou seja, criaram negativos em gesso e passaram os positivos dos relevos também a gesso. Para melhor perfeição houve necessidade de dar os acabamentos necessários em gesso directo, para serem fundidos em bronze.

Na manhã do pretérito dia 26 de Junho fizemos uma Visita de Estudo à Fundição Araújo e Guedes em Vila Nova de Gaia, para eternizarem os seus 14 relevos em bronze. Seguidamente, visitámos a Sê do Porto e o seu Centro Histórico. A parte da tarde foi enriquecida com o almoço convívio num Restaurante na Ribeira de Gaia e coma visita ao Palácio da Bolsa, Estátua e Casa do Infante.

Como este grupo de alunos faz parte da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa, o ano lectivo encerrou no dia 4 de Julho com uma Festa/Convívio, organizada pela Reitora (Professora Eunice) em parceria com a Casa do Povo da Lixa.

Finalmente, queria lembrar que estas alunas desde o dia 11 de Novembro foram assíduas e pontuais e tiveram uma entrega fantástica fazendo destas aulas um convívio saudável e amável.


O Professor de Escultura:
Carlos Costa

Nenhum comentário: