domingo, 3 de julho de 2011

Texto explicativo das exposições"Rostos de Cristo".

Jesus Cristo é, indubitavelmente, a figura mais vezes representada pelos Artistas Plásticos, desde a Arte Paleocristã até à Contemporânea, com o seu período áureo no Renascimento.
Todos os artistas que trabalharam a imagem de Cristo ao longo da História da Arte foram conhecedores da sua palavra, através da Bíblia, e procuraram exprimir a sua linguagem plástica nos seus diferentes estilos. A sua pincelada e a sua modelação na realização das suas obras estava carregada de mensagens do Evangelho. Por isso, alguns Críticos de Arte afirmam que os Artistas que representam Cristo deixam também o testemunho da sua profunda fé em Jesus Cristo.
É dentro deste espírito religioso/artístico que surgiu esta colecção de 15 relevos de Cristo em bronze elaborada pelas alunas da U.SOL (Universidade Ocupacional da Lixa), nas aulas do Clube de Artes da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra da Lixa, e orientada pelo Prof./Escultor Carlos Costa.

Nota: Este Texto aparece em todas as exposições "Rostos de Cristo" com uma foto diferente de um relevo em bronze. Assim, no final do Projecto todas as esculturas de Cristo feitas pelas alunas serão publicadas nos diferentes desdobráveis explicativos.
Este projecto terminará em Dezembro de 2011 na Igreja Românica de S. Pedro de Ferreira, no concelho de Paços de Ferreira (terra Natal do Professor de Escultura do Clube de Artes, Carlos Costa).

Nenhum comentário: