domingo, 3 de julho de 2011

Texto para o Jornal da Lixa Junho de 2011

A exposição itinerante “Rostos de Cristo” em bronze será inaugurada, no dia 11 de Junho, na Igreja de Unhão, pelo Sr. Padre Rogério no final da missa das 19 h.
Esta exposição depois de ter estado nas igrejas paroquiais da Lixa, Pombeiro, Sousa e Airães encerrará a sua itinerância, pelas igrejas de Felgueiras, no dia 23 de Junho (dia do Corpo de Deus).
Este projecto “Rostos de Cristo” começou em 26 de Janeiro de 2010, dia em que as 14 alunas do Clube de Artes da Escola E. B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra escolheram a imagem de Jesus Cristo (retirada da Bíblia e da Internet).
Seguiu-se o estudo da observação/interpretação da imagem e seu desenho sobre uma base em barro.
Através da aplicação de várias técnicas de escultura em relevo, do empenho, dedicação e amor ao tema os rostos foram ganhando valor plástico. O seu tratamento formal foi retratado em gesso e, para que os “Rostos de Cristo” fossem eternizados em bronze, foram feitas duas Visitas de Estudo à “Fundição do Regato” em Vila Nova de Gaia (15 de Dezembro e 2 de Março). Este contacto directo com a Fundição permitiu às alunas um acompanhamento de todo o processo artístico.
Os relevos de gesso depois de retocados foram pintados com tintas acrílicas e deram origem a uma colecção de 15 quadros magníficos. Estas “Obras de Arte” estiveram expostas na Biblioteca da E.B.2,3 Dr. Leonardo Coimbra da Lixa nos dias 7 e 8 deste mês, juntamente com outros trabalhos feitos através da técnica de pintura de azulejos; “Decoupage” sobre vidro e madeira; acrílico sobre tela e presépios esculpidos em barro.
Gostaria de lembrar que a colecção dos 15 relevos em bronze consolidou este projecto intitulado “Rostos de Cristo” e foi aprovado no Conselho Pedagógico da Escola no dia 10 de Novembro de 2010.
Estas exposições tiveram o apoio da Escola E. B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra da Lixa; Universidade Sénior Ocupacional da Lixa; Casa do Povo da Lixa; Vigararia de Felgueiras; Câmara Municipal de Felgueiras; Rota do Românico e da Direcção Regional da Cultura do Norte.
Finalmente, a todos os que divulgaram e colaboram neste projecto, coordenado por mim, o meu Muito Obrigado. Às minhas alunas resta-me dizer: O vosso entusiasmo pelas Belas Artes faz bem à minha missão de Artista Plástico.

O Professor de Escultura:
Carlos Costa


Nota: Amigos do Jornal da Lixa, junto foto e texto resumo sobre as exposições supracitadas para publicarem, por favor, no Vosso jornal.
Jornalista Rosa Helena dê-lhe um título ao seu gosto.
Em nome de todos os interessados (Direcção da Escola, parcerias do projecto “Rostos de Cristo”, professores e alunos do Clube de Artes) o meu Muito Obrigado.
Grato pela Vossa atenção, recebam um abraço do Amigo Professor/Artista Carlos Costa.

Nenhum comentário: